Perspectivas positivas da economia foram destaque em evento da Associação Comercial de Maringá, que contou com a participação do ministro Paulo Guedes nesta segunda-feira (11/4)
O Brasil é lastro mundial em segurança energética e alimentar, o que potencializa a atração de novos empreendedores, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, na noite desta segunda-feira (11/4), em palestra sobre o tema “Perspectivas econômicas 2022”. Guedes participou de evento virtual em comemoração aos 69 anos da Associação Comercial de Maringá (Acim). “Estamos com toda a fronteira de investimentos aberta”, destacou o ministro.
Guedes reforçou que, até o final de 2022, o país terá uma carteira de R$ 1,1 trilhão de projetos privados contratados para os próximos anos, impulsionados principalmente pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
A adoção de novos marcos regulatórios – como os do saneamento, do gás natural e das startups, entre outros – foi fator essencial para atrair novos empreendedores, apontou o ministro. Ele citou diversas conquistas, como a modernização dos registros públicos e a ampliação da digitalização dos serviços prestados pelo governo. “Estamos com 120 milhões de brasileiros utilizando os serviços digitais. Hoje você registra uma empresa em um dia; antes levava seis meses”, afirmou.
Apesar dos avanços acumulados desde o início do governo, o ministro reforçou a necessidade de avançar na agenda de reformas estruturais. “Estamos com tudo preparado. Por isso precisamos acelerar a reforma tributária para receber esses investimentos que chegam do mundo inteiro. E faremos isso”, declarou. De acordo com o ministro, a agenda de concessões e de privatizações está mantida, com destaque para a capitalização da Eletrobras, ainda este ano.
“O Brasil vai crescer mais do que estão dizendo. Vamos surpreender mais uma vez, como surpreendemos antes”, finalizou o ministro da Economia.
Por Portal Novo Norte