Estudantes das 16 escolas salesianas dos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal, que constituem a Inspetoria Madre Mazzarello, participaram, nas últimas semanas, do “Avaliando em Rede”.
O projeto consiste na aplicação de provas que buscam identificar as potencialidades e as lacunas existentes no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. No Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ, cerca de 300 estudantes matriculados no 2º, 5º e 8º anos do Ensino Fundamental e na 2ª série do Ensino Médio participaram da avaliação.
Os resultados farão parte de um relatório avaliativo, com o intuito de desenvolver melhorias e traçar estratégias pedagógicas para cada unidade escolar. A Conselheira da Missão da Inspetoria Madre Mazzarello, Irmã Amélia de Assis Castro, explica que o projeto ganha força e visibilidade na valorização e reconhecimento dos professores, alunos e equipes diretivas das escolas. “É uma avaliação que tem como foco perceber o nível de aprendizagem e as intervenções pedagógicas necessárias para melhor evolução dos alunos”, conta.
No conteúdo, havia questões das áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação, sendo elaboradas por professores de todas as unidades educativas, de acordo com as habilidades e competências trabalhadas em sala de aula, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
“Nosso objetivo é mapear as aprendizagens significativas por meio de instrumentos avaliativos em Rede que possam proporcionar o ensino de excelência acadêmica, de forma contínua, colaborativa e reflexiva”, explica o Assessor Educacional da Inspetoria Madre Mazzarello, Cristiano Prates.
Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana