Maior parte das famílias beneficiadas, cerca de 8,5 milhões, encontram-se no Nordeste

O Programa Auxílio Brasil vai contemplar 18 milhões de famílias atendidas no mês de março. Deste montante, 8,5 milhões de família encontram-se na região Nordeste, aonde se concentra a maioria dos beneficiários do País. Para garantir uma renda de, pelo menos, R$ 400 a todas as famílias, o investimento é de R$ 7,38 bilhões. O recurso garante dignidade aos que vivem em situação de vulnerabilidade.

“Não é fácil criar duas filhas sozinha. A cada amanhecer é um desafio diferente, porque muitas das vezes eu queria dar mais do que consigo. Isso pela dificuldade de assumir o papel de mãe e de pai diariamente, com duas crianças que precisam de alimento, sandália, roupa, material escolar”, afirma Jéssica Carolina Ramos de Jesus, moradora do bairro da Mata Escura, na periferia de Salvador, mãe de Tayla, de quatro anos, e Kayla, de 11.

Pagamentos

Os pagamentos de março do Auxílio Brasil tiveram início na sexta-feira (18) para quem tem Número de Identificação Social (NIS) final 1. Eles seguem o calendário habitual do programa e seguem até o dia 31, sempre nos dias úteis.

Para serem habilitadas, as famílias devem atender os critérios de elegibilidade, ter os dados atualizados no Cadastro Único nos últimos 24 meses e não podem ter informações divergentes entre as declaradas no cadastro e as de outras bases do Governo Federal. A seleção é feita de forma automática, considerando a estimativa de pobreza, a quantidade de famílias atendidas em cada município e o limite orçamentário anual do Auxílio Brasil, por meio do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec).

Por Portal Novo Norte