Secretário Leandro Mussi é demais autoridades locais que marcaram presença na solenidade de abertura da Primavera dos Museus no Solar dos Mellos - Foto: Divulgação

O Solar dos Mello reabre suas portas com uma programação super especial. É a Semana da 15ª Primavera dos Museus, que apresenta nesta edição o tema ‘Museus: Perdas e Recomeços’. O evento é aberto nesta segunda-feira (20) prosseguindo até sexta-feira, 24 de setembro, sempre a partir das 9 horas, nas dependências do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé.

Realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, a Primavera dos Museus tem uma programação, que conta com uma exposição sobre o artista macaense Álvaro Marins (também conhecido como Seth). Seth foi cartunista e autor do primeiro curta-metragem de animação produzido no Brasil que, infelizmente, não foi preservado e se perdeu, restando apenas uma imagem de referência a esta obra.

A exposição coloca Seth como referência para uma reflexão mais ampla desse momento de recomeço, de reconstrução e de afeto. Quer afirmar o papel dos museus como espaços de acolhimento e de reflexão, de transmutação da dor e das perdas.

Prefeito Weberth Rezende também marcou presença na abertura da Primavera dos Museus – Foto: Divulgação

Primavera dos Museus

Segundo Pedro Mastrobuono – Presidente do Ibram, neste ano de 2021, o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram celebra os 15 anos da Primavera dos Museus. São quinze estações fortalecendo os laços entre os museus e a sociedade, bem como ampliando o público que frequenta esses espaços.

Em face à pandemia, a 15ª edição do evento propõe como tema – Museus: perdas e recomeços, uma reflexão sobre a atuação dos museus nesse momento tão delicado.

O evento propõe um momento de respeito e reflexão frente às tristes perdas no mundo, mas também – tal como a arte presente em tantos desses espaços – de retomada e força à inesgotável capacidade humana de se reerguer, inspirar e florescer.