Foto: Divulgação

Evento cultural no Centro de Macaé recebe o artista plástico Ulisses de Andrade, com a presença da chef Tatyana Loyola

Um artista internacional da arte contemporânea aterrissa em Macaé para expor seus trabalhos, dia 9 de agosto, no Ateliê Brasiliano. Trata-se do baiano Ulisses de Andrade Filho, neto de grego, criado no Rio de Janeiro, que ganhou asas internacionais nos anos 70, como jornalista. Ele morou com Caetano Veloso e Gilberto Gil em Londres, época em que os artistas brasileiros estavam exilados por causa da ditadura militar. Depois, mudou-se para Nova York, onde ainda mantém residência.

No evento desta semana, em Macaé, Ulisses fará exposição de quatro fotos de mulheres macaenses pintadas sob seu olhar moderno e desconstruído. A exposição faz parte de um projeto maior chamado Divinas, onde escolhe mulheres como musas para sua criação, revelando um jeito original de realçar a beleza da alma feminina. Além disso, a exposição também terá 12 telas com pintura moderna, seguindo o estilo já reproduzido em outras cidades brasileiras e capitais internacionais.

Como disse o artista plástico russo, Wassily Wassilyevich Kandinsky, “O artista deve treinar não apenas os seus olhos, mas principalmente a sua alma”. Ulisses percorreu exatamente este caminho, bebendo em muitas fontes artísticas mundo afora, como inspiração para gestar um caminho autêntico, com tonalidades peculiares de sensibilidade e irreverência.

“Ulisses não pinta, ele se diverte com os pinceis. As imagens surgem conforme seu humor, as cores dançam dentro da sua cabeça, o grafismo, os riscos indefiníveis criam personagens deformados, mas fiquem atentos eles podem estar representando vocês ou alguém que ele ame ou odeie muito. No seu trabalho, nada aparece à toa, de Picasso a Basquiat, ele foi tirando um pouco de cada um trazendo informações lúcidas e contemporâneas. A conexão passado/presente está lá, ele é uma surpresa, moderno, arrojado e sagaz. É impossível ficar imune à sua obra. Essa é a sua odisseia, pro resto…. dane-se Penélope”, fala Caetano Veloso.

Vale lembrar que o artista conviveu com importantes nomes da cena cultural internacional, tanto da arte e do cinema quanto da música e da moda, dentre os quais, Paloma Picasso, filha do gênio Pablo Picasso, no seu palácio em Cadaqués. Como Ulisses mora em New York há muitos anos, conviveu com artistas pops do naipe de Andy Warhol, mas ele enfatiza que sua percepção é única e intensa, com pitadas de humor e muitos referenciais, sem perder a originalidade.

Ulisses já deu dois cursos em Macaé: A Alquimia das Artes e A Alquimia das Cores, onde ensina técnicas de pintura com materiais inusitados e caminhos inconvencionais, marca registrada do seu trabalho. Por isso, o evento cultural no Ateliê Brasiliano será uma oportunidade imperdível para os apreciadores da arte que foge aos padrões estéticos acadêmicos. “Macaé é uma cidade que recebe muita gente, tem diversidade, merece receber eventos que provocam um olhar diferente. Estou adorando esta temporada na cidade, venho conhecendo pessoas incríveis”, afirma Ulisses, super animado com a parceria com o Ateliê Brasiliano.

O evento também contará com a presença da personal chef convidada, Tatyana Loyola, trazendo deliciosas iguarias gourmet. Taty cursa gastronomia em uma das melhores escolas gastronômicas do mundo, a Le Cordon Bleu. Trabalha na área há nove anos, dos quais dois na Irlanda.

Resumindo este encontro extraordinário no miolo urbano de Macaé: arte inovadora recheada com o requinte da gastronomia para o público macaense.

Serviço:

Art Happening com o artista plástico Ulisses de Andrade no Ateliê Brasiliano, dia 9 de agosto, a partir das 19 horas. Rua Visconde de Quissamã, 692, Centro, Macaé.