Comandante da FAB contatou o general João Cartaxo Alves, comandante da Força Aérea Portuguesa, que se prontificou a organizar a entrega das doações. “Eu falei agora nessa madrugada com o general Cartaxo e ele se prontificou a trazer essas 20 toneladas”, disse Damasceno.
O tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), anunciou uma colaboração com a Força Aérea Portuguesa para transportar 20 toneladas de doações de Portugal ao Rio Grande do Sul. O pedido inicial foi feito pelo empresário Pablo Marçal, que utilizou suas redes sociais para agradecer a rápida resposta do militar brasileiro.
Apesar da viabilidade operacional ser questionada por Damasceno, que destacou a ineficiência de utilizar aeronaves da FAB para buscar os donativos em Portugal devido ao tempo necessário, a solução foi encontrada através de uma cooperação internacional. “Essa atividade nos tomaria 35 horas, tempo em que poderíamos transportar 167 toneladas dentro do nosso território”, explicou o comandante.
Damasceno então contatou o general João Cartaxo Alves, comandante da Força Aérea Portuguesa, que se prontificou a organizar a entrega das doações. “Eu falei agora nessa madrugada com o general Cartaxo e ele se prontificou a trazer essas 20 toneladas”, disse Damasceno.
O envolvimento de Pablo Marçal e a mobilização nas redes sociais foram fundamentais para o sucesso da operação. Marçal, emocionado, expressou sua gratidão pelo esforço conjunto: “Obrigado, Brigadeiro pela sua nobreza na resposta e prontidão em ajudar. Já foi enviada informações ao Estado Maior.”
Por portal Novo Norte