A justificativa para o expressivo aumento dessa “boquinha”, segundo a Petrobras, está vinculada ao septuagésimo aniversário da companhia
A Petrobras aumentou consideravelmente seus investimentos em publicidade televisiva durante o primeiro ano do governo Lula, com um total de R$ 90,1 milhões destinados a campanhas em canais de TV aberta e fechada. Esse valor representa um aumento de 59,75% em relação ao ano anterior, 2022, tornando-se o segundo maior investimento em publicidade da empresa desde 2017. A distribuição dos recursos foi dividida entre R$ 73,4 milhões para a TV aberta e R$ 16,7 milhões para canais fechados.
A justificativa para o expressivo aumento dessa “boquinha”, segundo a Petrobras, está vinculada ao septuagésimo aniversário da companhia. A empresa alega que a estratégia de comunicação exigiu uma maior alocação de recursos em comparação ao ano de 2022.
Na contramão da tendência da digitalização da comunicação e queda de audiência das tVs tradicionais como a Globo, a Petrobras, através de uma nota técnica assinada por Roseane Beatriz Juliano de Aguiar Figueredo, gerente executiva de Comunicação, defendeu a eficácia da publicidade televisiva. Elucidando o conceito de Custo por Mil (CPM) – custo necessário para atingir mil pessoas do público-alvo – a nota destacou a relevância da TV, que atinge cerca de 90% dos brasileiros adultos. A estatal enfatizou os resultados positivos obtidos com as campanhas na TV, considerando o investimento vantajoso.
Todas as ações publicitárias são aprovadas pela Secretaria de Comunicação Social do governo federal e realizadas através de agências de publicidade contratadas pela Petrobras.