Ministro Rui Costa evitou atribuir apagão de terça-feira (15/8) à privatização da Eletrobras e descartou insuficiência energética

No programa “Bom dia, Ministro”, do CanalGov, nesta quarta-feira (16/8), foi informado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que o apagão ocorrido na manhã de terça-feira (15/8) em quase todo o país foi causado por uma “falha técnica”, conforme afirmou durante sua participação.

Ao contrário da associação feita pela primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, o apagão que afetou 25 estados e o Distrito Federal não foi vinculado à privatização da Eletrobras, de acordo com declarações feitas pelo ministro.

Continua após a publicidade

O foco das autoridades está em agilizar a identificação das razões por trás do apagão, um processo que está sendo intensamente demandado pelo governo junto aos órgãos e entidades responsáveis. O ministro enfatizou que, apesar do ocorrido, não há justificativa para a ocorrência do colapso, uma vez que o país dispõe de excedente de energia. “As causas desse apagão estão sendo investigadas. A situação não aponta para uma deficiência na oferta de energia, ao contrário do momento em questão. O que ocorreu foi um equívoco técnico, uma falha que esperamos esclarecer à sociedade o mais brevemente possível”, expressou o ministro.

https://content.jwplatform.com/players/pOHCiym2-HdA8q6gX.html