A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé possui o Programa Municipal de Coleta e Destinação de Resíduos Especiais. O objetivo é dar o destino correto para esses materiais e evitar a contaminação do meio ambiente. Em 2019, foram 347 toneladas de pneus, 20.010 litros de óleo vegetal, e 1,5 toneladas de resíduos eletroeletrônicos enviados para a reciclagem.
A responsável pelo setor, Gabriela Certório, explica que a questão ambiental é um dos maiores desafios da atualidade, pois a sociedade adotou um modelo de produção e consumo que esbarra nos limites ambientais do planeta e vem contribuindo para o aumento do uso dos recursos naturais e geração dos resíduos.
“Na maioria das vezes, esses resíduos são devolvidos ao meio ambiente de forma inadequada, levando à contaminação do solo e das águas, trazendo prejuízos ambientais, sociais e econômicos”, explicou.
Gabriela acrescentou ainda que os programas de destinação de resíduos especiais da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, visam oferecer aos munícipes alternativas ambientalmente adequadas. Além disso, a população também é orientada sobre os danos ao meio ambiente e à saúde, relacionados ao descarte incorreto desses resíduos. “Além da redução dos danos, a iniciativa permite a reintrodução da matéria-prima no ciclo produtivo, reduzindo a extração de novos materiais e diminuindo da degradação ambiental”, frisa.
Mais informações sobre os Programas Municipais de Coleta e Destinação de Resíduos Especiais estão disponíveis no site da Prefeitura de Macaé, na página da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade. O contato também pode ser feito com o Setor de Resíduos pelo telefone: 2772-3571, no horário comercial.