Alunos irão transformar histórias em games

401
Alunos tiveram dia de Robótica, Biblioteca sobre Rodas e Contação de Histórias

Transformar em game uma história que as contadoras de Historiarte da Secretaria de Educação contam para alunos das redes pública e privada de ensino foi a tarefa de casa para os alunos da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Santa Maria, do bairro Horto, esta semana. Durante visita à Biblioteca sobre Rodas, na Cidade Universitária, eles também conheceram o projeto Inovar e Aprender de Robótica, que fica no campus.

A visita foi divertida e com muito conhecimento. A impressora em 3D chamou a atenção dos alunos com os objetos fabricados que foram mostrados a eles, como hélice, bonecos e uma caixa com câmera que serve para estudantes de Medicina treinarem como funciona o corpo humano durante uma cirurgia por vídeo. Eles também viram como alunos de Engenharia, da UFRJ, estão fazendo um protótipo de telhado usando peças de lego e uma máquina que transforma folhas de MDF em engrenagens de relógios, caixas e outros objetos.

“Programar é tarefa que quebra um pouco a cabeça, depende de inteligência e criatividade, e que tem de curtir para colocar os comandos certos nos robôs para que atendam às suas missões. A Robótica é divertida, mas tem de ser levada a sério”, disse aos alunos visitantes a coordenadora do projeto, Luemy Ávila.

Para que os alunos possam começar a cumprir a tarefa de casa de transformar história em game, Luemy ofereceu à escola quatro vagas para aqueles interessados em participar da Oficina de Robótica, que acontece às terças-feiras, de manhã e à tarde.

“Eu quero ser engenheiro e estudar aqui (na Cidade Universitária). Aqui é muito legal e vou aprender a construir coisas desde pequeno”, falou Ronald Oliveira Ribeiro, 11 anos, aluno do 5º ano.

O colega Victor Emanuel de Paula, mesma idade e série, sonha em ser médico e se encantou com a caixa de instrumentos como a tesoura bisturi robotizada. “Vou poder atender muita gente usando a tecnologia”, observou.

Antes de conhecerem o laboratório de Robótica, os alunos visitaram a Biblioteca sobre Rodas, outro projeto da Secretaria de Educação, que disponibiliza 1.500 títulos de livros infanto-juvenis, e ouviram histórias do grupo Historiarte. Podem visitar o ônibus, que fica estacionado no pátio da Cidade Universitária, escolas públicas e privadas. As visitas são agendadas pelo e-mail: educ.integral@macae.rj.gov.br e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 3399-1800.