Dezoito estudantes do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, de Macaé, no RJ, receberam, na última semana, as medalhas de participação na 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Ao todo foram distribuídas seis medalhas de ouro, nove de prata e três de bronze.
O evento aconteceu em maio deste ano, de forma virtual, reunindo diversas instituições públicas e privadas de ensino no país. A competição avaliou os participantes com perguntas sobre astronomia e astronáutica, sendo a maior parte delas com base em raciocínio lógico.
No total, 49 estudantes, do 2º ano do Ensino Fundamental I até a 3ª série do Ensino Médio, marcaram presença no evento. Eles também receberam certificados de participação das mãos da equipe pedagógica do Colégio Castelo, juntamente com os educadores e a equipe diretiva da escola.
No somatório das pontuações, o Colégio Castelo ficou numa excelente colocação em nível nacional, afirmando o compromisso pedagógico de projetar a astronomia e suas tecnologias em seu processo de ensino e aprendizagem.
“Este ano os alunos demonstraram coragem em aceitar o convite e participar do evento. Alguns não tinham contato com astronomia ainda, mas participar de uma olimpíada desperta neles a vontade de conhecer o mundo e estudar ciência”, pontua a orientadora dos estudantes no projeto, Nicolle Cabral Coutinho.
A astronomia é uma ciência que está presente no conteúdo programático do Colégio Castelo desde a Educação Infantil, nas disciplinas de Ciência e Física, segundo os parâmetros abordados nos documentos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A contribuição dos professores, em diversos temas da área, é realizada a partir de reflexões teóricas sobre o ensino deste campo de conhecimento.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana