Já não é novidade para ninguém que os alunos da Faetec se destacam quando os assuntos são competições, concursos e provas, e no ENEM não poderia ser diferente. Na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, alunos da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins (ETE JBM) brilharam após tirarem notas altas na prova de redação.

No total, 11 alunos da unidade da Faetec em Campos dos Goytacazes receberam notas acima de 800 pontos. Destes, dois foram aprovados em faculdades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU.

É o caso de Lucas Bruno de Azevedo Chaves, o jovem de 18 anos que foi aprovado para cursar Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro. No final do ano passado, o estudante se formou no curso Técnico em Análises Clínicas, na ETEJBM. Ele conta que tinha interesse em cursar Jornalismo ou Direito.

“Eu sou bastante comunicativo, então isso me possibilita transitar entre essas duas áreas, mesmo que sejam distintas. Gosto bastante de argumentar e defendo minhas ideias até o final, se preciso. E tanto o jornalismo quanto o direito me possibilitam colocar isso em prática”, contou Lucas.

O egresso da Faetec fez 960 pontos na redação do ENEM e contou que também conseguiu boas notas na prova objetiva, o que lhe garantiu uma aprovação na UFRJ. “Sabia que tinha ido bem, mas não esperava uma nota tão alta. A primeira coisa que eu fiz foi chamar minha mãe pra ver, fiquei um pouco desacreditado no início, mas em seguida foi só felicidade”, declarou Lucas. 

Outro aluno que se destacou, foi Arthur Siqueira Pita, de 17 anos. Assim como Lucas, ele tirou nota acima de 900 na redação, marcando 920 pontos.  Na prova objetiva, teve média de 646 pontos. O suficiente para ser aprovado em primeiro lugar no curso de Engenharia Mecânica no Instituto Federal Fluminense, o IFF.

Ele alega que o curso não era sua primeira opção, mas que ainda assim ficou feliz pela conquista. “Admito que a princípio não saltei de alegria como muitos fazem, fiquei um pouco chateado, pois queria ter passado pra Ciências da Computação, mas fiquei feliz sim, principalmente com o apoio que minha família me deu.  Eles pularam de alegria, minha namorada foi a que mais surtou, isso fez com que eu me animasse e agora estou feliz e ansioso para que as aulas comecem”, admitiu Arthur.

A Faetec parabeniza a todos os alunos que obtiveram boas notas no ENEM e deseja sucesso a todos!