Foto: Paolla Itagiba

Os acadêmicos do curso de Engenharia da Computação da Faculdade Católica Salesiana de Macaé estão desenvolvendo diversas automações no Espaço Multimaker do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, com o objetivo de tornar o local mais inteligente e funcional.

Dividido em grupos, os estudantes tiveram a ideia de criar robôs que irão compor soluções integradas, fomentando, assim, a cultura Maker-Steam. A metodologia busca fortalecer o aprendizado dos alunos, estimulando a autonomia por soluções criativas para problemas reais do dia a dia.

Através da tecnologia domótica (automação residencial), luzes, tomadas, condicionadores de ar e projetores foram interligados a uma assistente virtual, que funcionará como uma central de comando inteligente, permitindo o controle de equipamentos através da voz e smartphones. Também foi desenvolvido um software, capaz de realizar um inventário, contendo informações com o quantitativo de materiais, como componentes de computadores e afins.

Os trabalhos pertencem à disciplina Projeto de Integração Curricular, sendo supervisionados pelo professor MSc. Vinicius Weiner, da Católica Salesiana. A ideia, segundo o docente, foi reunir todo o aprendizado em sala de aula e fazer sua aplicação na prática, envolvendo o desenvolvimento de software, sistemas embarcados hardware e firmware, além de robótica e banco de dados.

Texto: Alysson Nogueira

Assessoria de Comunicação Salesiana