O concurso “Comprometidos com os Oceanos e Meio Ambiente” foi uma iniciativa organizada pela UNESCO, National Geographic, Ashoka e Socialab, que desde 2015 reune jovens agentes de mudança da América Latina e do Caribe. A proposta é destacar jovens lideranças que desenvolvem iniciativas que contribuem para as Metas de Desenvolvimento Sustentável, respondendo aos desafios que eles representam aos oceanos e ao meio ambiente.
Em 2021, foram 261 projetos inscritos de toda a América Latina e Caribe, dentre eles, o Projeto Iurukuá, uma atividade de extensão do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ, que trabalha Educação Oceânica usando como modelo bandeira as tartarugas marinhas. O proponente do Projeto Iurukuá no concurso foi o estudante de Ciências Biológicas, CAIO HENRIQUE G. CUTRIM, que representeou os 85 atuais jovens integrantes do Projeto, se destacando como protagonista da equipe. Suas participações em apresentações orais internacionais foram fundamentais para que o projeto avançasse várias etapas, sendo selecionado entre os 06 finalistas entre todas as equipes da América Latina e Caribe.
O jovem Caio Henrique G. Cutrim foi convidado em 2021 a ser um dos coordenadores do projeto e têm mostrado a força da juventude brasileira e sua proatividade em desenvolver estratégias de educação oceânica. Segundo Caio Henrique Cutrim: “A participação e premiação como finalista em um concurso internacional envolvendo toda a América do Sul, foi uma oportunidade fundamental para mostrar o nosso projeto como uma grande iniciativa de resolver os desafios de preservar o oceano frente as ameaças que o cercam”. Ainda para Caio Henrique “a vivência de conhecer líderes de grandes organizações como UNESCO e National Geographic e compartilhar nossas experiências com dezenas de jovens latinos, foi um grande aprendizado para mim e toda Equipe Iurukuá. Além de demonstrar a força da UFRJ, Universidade Pública, em desenvolver projetos e ações extensionistas inovadoras que visam a formação de agentes de mudança e o comprometimento com as políticas e ações ambientais no Brasil”.
O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ se orgulha e parabeniza o estudante Caio Henrique G. Cutrim e de toda equipe do Projeto Iurukuá. Para nosso Instituto, esse destaque em um concurso Internacional é um grande troféu, brindando a qualidade da nossa UFRJ e, principalmente, o perfil profissional e cidadão dos alunos aqui formados.
Por Rafael Rivera