Carne, molho de tomate e sal: três alimentos queridinhos e grandes marcas tiveram suas vendas proibidas após inspeção da Anvisa
Carne, sal e molho de tomate foram os alvos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) responsável por fiscalizar a segurança de alimentos e insumos brasileiros. Os três alimentos proibidos causaram espanto na população por serem de marcas famosas, sendo elas Salsaretti, Sal Rosa do Himalaia e Cedro Alimentos.
No dia 15 de fevereiro de 2024, foram anunciadas as restrições: a Anvisa determinou a suspensão da comercialização, distribuição e utilização de um lote de carne bovina congelada sem osso, da marca Cedro Alimentos.
A medida foi tomada devido à detecção de níveis acima do recomendado de Escherichia coli, que pode causar infecções urinárias, diarreia, colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica. Outras substâncias que também foram encontradas são: aeróbios mesófilos, ambas prejudiciais à saúde humana.
>> Quer receber mais notícias sobre saúde 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
No dia 25 de janeiro de 2024, a Anvisa também suspendeu o Sal Rosa do Himalaia, da marca Natural Life Kodiliar, da empresa M W A Comércio de Produtos Alimentícios. Neste caso, a proibição aconteceu pois o ensaio para determinação de iodo foi insatisfatório.
Por último, outro produto que teve sua comercialização proibida foi o molho pronto da marca Salsaretti Tradicional, distribuído pela empresa Stella D’oro Alimentos LTDA. A Anvisa determinou o recolhimento do lote número 536. Conforme informações divulgadas, a proibição foi motivada por resultados insatisfatórios na análise de contaminantes que poderiam representar riscos à saúde humana, incluindo a presença de larvas de insetos encontradas durante a inspeção do lote.
Por Folha Vitória