Alerta

0
435

Alerta

Um surto de chikungunya deixa em situação de emergência a saúde pública de Campos dos Goytacazes, município que promove hoje com Macaé um dos principais intercâmbios de trabalhadores, especialmente na área offshore. Por conta disso, a secretaria municipal de Saúde deve montar uma estratégia eficaz de controle e de alerta contra a incidência de casos na cidade, cuja contaminação se deve através da proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Insegurança

A cada dia, casos de assassinatos que envolvem a disputa pelo crime organizado voltam a assustar a população que cobra das autoridades competentes, respostas, o mais rápido possível. No final de semana, três casos de homicídios em comunidades da cidade só reacende a necessidade de ações efetivas da intervenção federal na segurança pública do Estado. Apesar das promessas feitas para a cidade, nada ainda obteve um resultado concreto.

Copa

A vitória da seleção brasileira na partida contra o México animou a torcida macaense que já se prepara para um novo feriado prolongado. Devido ao confronto do Brasil contra a Bélgica, nas quartas de final da Copa, a sexta-feira (6) será mais um ponto facultativo nas repartições públicas, bem como escala especial nas empresas instaladas na cidade. E com uma grande chance de vitória do time Canarinho, a festa deve durar até o domingo (8).

Aeroporto

Como resultado da demanda apresentada pelas lideranças empresariais da cidade na sexta-feira (29), o governador Pezão (MDB) conseguiu se sentar ontem (3) com o presidente Michel Temer (MDB) para tratar da concessão do Aeroporto de Macaé, garantindo que o processo seja realizado de forma conjunta ao Aeroporto de Vitória, no Espírito Santo. A reunião marcou um golaço para a mobilização política iniciada na cidade e abraçada pelo deputado estadual Christino Áureo (PP).

BR 101

No encontro, realizado em Brasília, as lideranças empresariais da cidade aproveitaram também para apresentar, além da demanda da concessão do Aeroporto, um pedido para agilização do licenciamento das obras de duplicação da BR 101, no trecho de Macaé. No próximo dia 10, esses dois projetos serão o tema da reunião agendada pela deputada federal Soraya Santos junto ao Ministro de Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro.

Convite

Na segunda-feira (2), o governador Pezão (MDB) ligou para o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, para participar da reunião com o presidente Michel Temer. Porém, o chefe do Executivo local declinou do convite, indicando a equipe da sua chefia de gabinete para representá-lo. Hoje, o governo conta com a expertise do ex-superintendente do Aeroporto, Hélio Batista, para acompanhar o processo de concessão da base local, importante para a economia da cidade.

Trânsito

A feirinha da roça, que acontece todas as manhãs de sábado na Rua Jandira Perlingeiro, atrás do Supermercado Extra, é um dos principais atrativos da tradição local. Porém, com um público cada vez maior, o trânsito nas imediações da área acaba ficando completamente congestionado. Sem a presença de um agente de trânsito, até mesmo os flanelinhas fazem a festa. Passar pelo local fica impraticável, embora essa seja uma das principais rotas de acesso ao Centro.

Confusão

O mesmo problema vem acontecendo na Rua Teixeira de Gouveia nos finais de semana. Como o estacionamento na lateral direita da via passou a ser permitido, o trânsito fica espremido e bastante congestionado. Muita gente tem evitado circular pelo local, tamanha a confusão. E quem perde com isso são os restaurantes situados no Centro, já que no dia de descanso as pessoas buscam comodidade para almoçar com a família.

Eleições

A disputa por território eleitoral em Macaé ainda vai render muitos embates entre pré-candidatos a cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). E essa briga vai acabar gerando atritos dentro da própria base aliada do governo, que hoje conta com dois nomes que irão tentar entrar na disputa. Por enquanto, o vereador Guto Garcia (MDB) mantém a estratégia de concorrer ao posto de deputado, mas isso sem grande interesse do Executivo.