Com as altas temperaturas registradas recentemente, a formação de nuvens carregadas é favorecida e até amanhã uma frente fria chega a SP

Segundo especialista, fortes temporais são esperados durante o final de semana no litoral do Rio de Janeiro e de São Paulotrazendo chuvas intensas, ventanias e um volume expressivo de água.

Segundo reportagem da CNN Brasil, o motivo dessa previsão é a formação de um sistema frontal na região Sul do Brasil. Com as altas temperaturas registradas recentemente, a formação de nuvens carregadas é favorecida. Até amanhã, 21, essa frente fria chegará a São Paulo, aumentando o risco de tempestades.

Região litorânea de SP e RJ

No entanto, o ponto de atenção está na faixa litorânea dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A quantidade significativa de água disponível no Atlântico, somada às condições climáticas favoráveis, contribuirá para a formação dessas nuvens carregadas. Desirée Brandt, que falou à CNN, ressalta que as primeiras pancadas de chuva são sempre as mais perigosas.

A preocupação com as condições climáticas se estende por todo o país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas e tempestades em diversas regiões nos próximos dias. No entanto, é importante destacar que a região litorânea norte de São Paulo, Zona da Mata em Minas Gerais, todo o estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo estão sob alerta vermelho de perigo intenso.

Alerta vermelho

Esse alerta vermelho entra em vigor a partir de sexta-feira, 22, e vai até domingo, 2. Segundo o Inmet, são esperados volumes de chuva superiores a 100 milímetros por dia e ventos com velocidades acima de 100 km/h. Além disso, há riscos de danos em edificações, cortes de energia elétrica, quedas de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

A mudança repentina no clima vem logo após uma onda de calor que elevou as temperaturas em todo o país. Nas últimas semanas, os termômetros registraram uma média de 5°C acima do normal, por mais de cinco dias consecutivos. Portanto, a chegada dessas fortes chuvas traz um alívio para o calor intenso.

Mudança no tempo em outras regiões

A meteorologista alerta que as outras regiões do Brasil também sentirão essa mudança no tempo. A partir desta sexta-feira e durante o final de semana, espera-se um clima bastante diferente, trazendo um refresco bem-vindo.

Desirée ressalta que nas próximas semanas, os brasileiros devem se preparar para dias típicos do outono. A tendência é que o clima fique cada vez mais seco, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste. A previsão é de períodos intercalados de chuvas e dias mais quentes durante esta estação.

Por O Antagonista