A nova pista do Aeroporto de Macaé já está totalmente concluída e sinalizada - Divulgação

Equipamento é indicado pelo DECEA para que as operações sejam mais eficientes

O Aeroportos do Sudeste do Brasil S.A (ASeB) conquistou mais uma melhoria para o Aeroporto de Macaé MEA. No dia 31 de janeiro, aconteceu a homologação dos PAPIs (Precision Approach Path Indicator – Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação) das cabeceiras 24 e 06 da pista de pouso e decolagem, que foi realizada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), organizado pelo DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo. O PAPI é um equipamento de auxílio visual que tem o objetivo de informar aos pilotos sobre a altura correta em que se encontra o avião quando este se aproxima da pista para a realização da aterrissagem. Com esta ferramenta, há mais precisão e segurança nas operações.

Por outro lado, outra novidade é anunciada pela ASeB, que é mais um voo ligando Macaé ao Rio de Janeiro. Desde o dia 03 de fevereiro, a Azul Linhas Aéreas iniciou mais uma frequência ligando Macaé ao Rio de Janeiro. O novo horário tem previsão de pouso em Macaé às 18h30 e decolagem às 19h05, pousando no Galeão.

De fato, após a administração da ASeB, uma nova infraestrutura tem sido implatada no Aeroporto de Macaé, no sentido de aproximar a operação do nível internacional do Grupo Zurich Airport. A nova concessionária tem o compromisso de melhorar permanentemente a estrutura aeroportuária, oferecendo suporte para esta indústria, com segurança.

Segundo o CEO Matthias Poeter, a infraestrutura ficará mais eficaz para pousos e decolagens de aviões e helicópteros. Os serviços seguirão um padrão de excelência, desde a chegada até a saída do usuário. Um dos projetos que já está sendo desenvolvido é a instalação de lojas no terminal de passageiros. A meta é aumentar o número de viajantes, o volume de cargas e também garantir a satisfação de usuários e parceiros.

Aeroporto de Macaé

A História do Aeroporto de Macaé (RJ) começou em 1957, com um pequeno campo de aviação junto à praia para pousos de aeronaves militares em treinamento. Com a crescente demanda local, em 1981 foi fundado o atual Aeroporto de Macaé e no ano seguinte foi incorporado pela Infraero. Desde então, todo o histórico de desenvolvimento do Aeroporto de Macaé está intimamente ligado à Bacia de Campos, à exploração de petróleo e gás.
O primeiro voo comercial foi em 2001, com várias companhias operando até 2015, ano em que o aeroporto deixou de receber voos fretados e regulares.

Em março de 2019 foi inaugurado o novo terminal de passageiros, que passou a ter área de 10,2 mil metros quadrados. Hoje, o aeroporto tem capacidade para receber até 2,1 milhões de passageiros por ano, antes da ampliação suportava apenas 200 mil. A pista de pousos e decolagens também passou por obras de recuperação.

ASEB

A Aeroportos do Sudeste do Brasil S.A. (ASeB) é uma empresa 100% brasileira, subsidiária do grupo suíço Zurich Airport (Flughafen Zürich AG) para administrar (por 30 anos) as operações de Vitória e Macaé, conquistadas em março deste ano na 5ª Rodada de Licitações de Aeroportos.

A nova empresa, que tem sede em Vitória, já trabalha para implementar, nos dois aeroportos, o alto padrão de qualidade, eficiência e segurança da Zurich Airport. No dia 3 de outubro de 2019, a ASeB recebeu a autorização da Anac para iniciar o processo de transição da gestão dos dois aeroportos.