Entre as razões apresentadas para o afastamento, destaca-se a participação da OAB no Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde).
O advogado de Daniel Silveira, Dr. Paulo Faria, protocolizou nesta sexta-feira (19) no Conselho Federal da OAB um pedido de afastamento imediato de seu presidente, Beto Simonetti. A solicitação surge após a divulgação de documentos pelo Congresso Americano que demonstram a atuação da OAB contra a liberdade de expressão de advogados.
Entre as razões apresentadas para o afastamento, destaca-se a participação da OAB no Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde). Segundo o advogado, essa ação representa uma tentativa de institucionalizar a censura nas redes sociais. Além disso, foi revelado um pedido de inclusão de advogados inscritos em um inquérito específico, o que é visto como um ato ilegal e uma violação dos princípios da OAB, que deveria proteger seus membros.
Continua após a publicidade
Em um vídeo divulgado em redes sociais, o Dr. Paulo Faria detalhou os motivos que levaram ao pedido de afastamento. “A finalidade da OAB é proteger os advogados, e não entregá-los aos desmandos de autoridades judiciais”, afirmou.
A resposta do Conselho Federal da OAB ao pedido ainda não foi divulgada.
Veja o vídeo:
Por portal Novo Norte