Acordos

836

A semana foi bastante decisiva para as movimentações políticas na cidade. Nomes antes ventilados como certo para encarar o crivo das urnas acabaram sucumbindo a acordos que elevaram outros indicados ao posto de candidatos. Até a próxima quinta-feira (16), início da campanha nas urnas, muita coisa ainda pode acontecer. A verdade é que, direta ou indiretamente, o governo municipal passa a ter três candidatos apoiados, um a deputado federal e dois a deputado estadual.

Sem espaço

E após “queimar” a largada na batalha por votos na cidade, o vereador Guto Garcia (MDB) acabou sendo ultrapassado por Welberth Rezende (PPS) e Julinho do Aeroporto (MDB), que irão homologar as candidaturas a deputado estadual em breve. Aliados à base governista, ambos vereadores, irão contar com espaço dentro da gestão municipal para capitalizar votos. O que vai gerar um clima bélico dentro da prefeitura.

Atrito

E esse clima de atrito já pôde ser sentido nos corredores do Palácio do Legislativo na terça-feira (7), dia de lavagem de roupa suja entre o grupo de apoio à candidatura de Welberth Rezende (PPS), liderado por Dr. Eduardo Cardoso (PPS), e o solitário Julinho do Aeroporto (MDB). O parlamentar Cesinha (PROS) tenta colocar panos quentes nessa briga de gigantes, que vai provocar embates calorosos no plenário da Câmara. A conferir!

Presidência

Essa batalha entre Welberth Rezende (PPS) e Julinho do Aeroporto (MDB) pode custar a reeleição de Dr. Eduardo (PPS), pelo quarto ano consecutivo, como presidente da Casa. Hoje, Welberth é primeiro secretário da Mesa Diretora e Julinho é o primeiro vice-presidente da Casa. Sem o voto, de um ou de outro, Dr. Eduardo corre o risco de não conseguir se manter à frente do Legislativo. A Frente Parlamentar Macaé Melhor pode definir esse páreo.

Empresários

Empresários de prestígio da cidade já estão se mobilizando para participar do processo eleitoral deste ano. Apoio a candidatos à Alerj, ao Congresso e até ao governo do Estado, já estão sendo estudados. Em breve, o candidato a governador, e ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) virá a Macaé para participar de um desses encontros. Ao que tudo indica, essas articulações também possuem relação com a disputa pela sucessão, em 2020.

Debate

Há uma grande expectativa de que a Comissão Municipal da Firjan faça a rodada de debates com os principais candidatos a deputados estadual e federal, seguindo assim uma tradição criada em 2010, repetida também nas eleições municipais. Isso ajuda a compreender o pensamento daqueles que almejam representar a cidade no poder Legislativo, assumindo assim posições importantes para defender o desenvolvimento de Macaé e da região.

Desistência

No Calçadão da Avenida Rui Barbosa, o que se falou nesta semana foi a possível desistência do projeto do médico Flávio Antunes para disputar vaga na Câmara dos Deputados pelo PSB. Ligado ao grupo político do também médico e vereador Márcio Bittencourt (MDB), Flávio ganhou a adesão de toda a classe médica da cidade, especialmente a equipe que atua à frente do Hospital São João Batista. Sua ausência, se confirmada, no pleito, será bastante sentida.

Trânsito

A interdição do trecho da Linha Verde, em obras nas imediações da Glória, tem causado impactos significativos no trânsito da Rodovia Amaral Peixoto. Nos horários de rush, motoristas levam mais de 40 minutos para cruzar a área da Praia dos Cavaleiros. Alternativas estão sendo buscadas pelos condutores, como cruzar por dentro do Bairro da Glória, mas nem sempre é a melhor opção. As intervenções serão mantidas também na próxima semana.

Segurança

Na Aroeira, um dos bairros mais tradicionais da cidade, a preocupação com a segurança pública tem levado moradores e comerciantes a contratar serviços de patrulhamento privado. Apesar de gerar um custo maior, a proteção privada ajuda a acabar com assaltos que fazem pequenos empresários e estudantes como as principais vítimas. Mesmo com o pedido de reforço das ações da Polícia Militar, nenhum resultado positivo é garantido.