Encontro será na quinta-feira, às 8h30, no auditório da ACIM, situado no Calçadão da Rui Barbosa, número 270 - Centro - Wanderley Gil (arquivo)

Encontro, que faz parte do movimento Recuperação do Comércio, irá apresentar propostas de linhas de créditos para os empresários locais. Evento será no auditório da associação

Dando início ao movimento “Recuperação do Comércio”, a Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) está programando inúmeros encontros. O primeiro deles será o Café Empresarial, que acontece nesta quinta-feira (13), a partir das 8h30, no auditório da ACIM.

O evento contará com a participação do Sicoob. O objetivo é identificar as melhores propostas de linhas de crédito, que sustentam as operações de vendas a vista e parceladas realizadas pelo comércio através de máquinas.

O Café Empresarial, aberto a todos os associados, é gratuito. Para participar é preciso fazer a inscrição, pela internet, no site: https://www.sympla.com.br/cafe-empresarial__780360?fbclid=IwAR1zKywFnx31OEWWeDSeKgsKhPEomGxnisU0VPs72_2Qr-M6iAkcqPkRUBE.

Além desse evento, a ACIM diz que esse ano serão feitos também estudos e análise de dados, além de encontros com representantes de instituições financeiras. Durante o lançamento do movimento, o presidente da associação, Francisco Navega, explicou que o mais importante é conseguir identificar quais são as melhores margens de juros, tempo de liberação do crédito das vendas e descontos.

“Precisamos reforçar que essas operações são o que sustentam o movimento do nosso setor. E, por isso, os empresários precisam apresentar as suas condições às instituições financeiras. Não o caminho inverso”, disse ele.

Entre as principais operações de interesse do setor varejista é a chamada D+2, que propõe a liberação dos valores das vendas efetuadas na modalidade débito em até dois dias.

Propostas como descontos e até taxa zero para vendas a vista ou parcela única, entre outras condições, também serão avaliadas pela ACIM em encontros programados para os próximos meses, com representantes de instituições bancárias.

“Essas operações representam a base do comércio. Definem valores de produtos, volume de estoques, programação de crescimento e até margem de investimento. Vamos buscar as melhores propostas para fortalecer o setor”, finalizou Navega.

A ACIM é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, filiada a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro – FACERJ. A sua sede fica situada na Avenida Rui Barbosa (Calçadão), número 270 – Centro.