Solenidade realizada reuniu empresários representantes de diversas instituições
Uma honraria digna e valorizada pela sua grandiosidade, espelhada num dos importantes líderes do comércio e da indústria, que mantém até hoje a tradição da empresa que dirigiu dando significativos exemplos de seriedade e honestidade, a Medalha Lacerda Agostinho foi entregue segunda-feira (16), ao empresário Francisco de Assis Antunes Navega, quando foi comemorado o Dia do Comerciante. A escolha do homenageado, feita por uma comissão especial que todo ano se reúne com a difícil tarefa de escolher quem vai colocar no peito o galardão, baseou-se na decisão da Associação Comercial e Industrial de Macaé, ter lançada no dia 16 de julho de 2012. Confeccionada para homenagear os empresários, a data marca também o nascimento de Lacerda Agostinho, que se destacou como empresário na Fábrica de bebidas Lynce, como político, como desportista, e que atuou 16 anos consecutivos como vereador e dois mandatos como presidente da Câmara Municipal.
Lacerda Agostinho, que deu nome à medalha honorífica, na sociedade foi fundador e presidente da Liga Macaense de Desportos, participou de várias instituições como a Loja Maçônica Perseverança Segunda e grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, foi sócio do Rotary Clube de Macaé e fundador do Lions Clube de Macaé. Recebeu o título de Benemérito na Assembleia Legislativa como cidadão fluminense e, ainda, a Medalha Construtor do Desenvolvimento Regional da Firjan pelo Dia da Indústria, deixando extensa na sua biografia, uma série de homenagens pelo reconhecimento do seu trabalho.
Solenidade emociona
Anunciada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé, Antonio Severino dos Santos, a leitura da biografia coube à empresária Tânia Navega, esposa do homenageado, Francisco de Assis Antunes Navega. Ele deixou Niterói aos 10 anos para começar a correr mundo em razão do trabalho e sua formação acadêmica na Medicina Veterinária, curso concluído em 1985. Daquele ano em diante, as suas ações foram direcionadas para várias empresas e sempre visionário com espírito empreendedor, fundou outras, não parando na busca de conhecimentos e se especializando, conquistando os títulos de MBA em gestão empresarial, gestão de projetos e gestão de finanças em auditoria e controladoria.
Com as cadeiras do auditório repletas de diretores da ACIM e de familiares, não só do homenageado mas também da família Agostinho, além de parentes e amigos, a solenidade emocionou os presentes, principalmente quando a diretoria se postou no auditório para finalizar o ato e Francisco Agostinho fez a entrega da medalha.
“Ser agraciado com esta medalha, me emociona e me motiva, porque ser comerciante é muito maior do que muita gente imagina, o comerciante é promotor fundamental do desenvolvimento de toda cidade, e neste dia receber esta homenagem, só tenho a agradecer”, disse.
Navega enfatizou sobre o contentamento de poder contribuir e aprender nas instituições em que fez e faz parte. “Se tivesse que retornar para a terra em uma outra situação, gostaria de voltar como comerciante e atuante junto a sociedade, novamente. Passamos por tanta troca de conhecimento, é tão gratificante, que é como se estivesse cravado no DNA, não tem como fugir disso”, brincou.
“Para mim, ações como essas são um incentivo para que os empresários da cidade continuem seguindo exemplos e se tornem, a cada ano, um possível concorrente à honraria do Dia do Comerciante que sempre enobrece ainda mais nossa centenária instituição”, disse Antonio Severino dos Santos, após o encerramento da solenidade, seguida de coquetel.