Prosseguiu nesta quinta-feira (10), no Distrito do Sana, região serrana, localizada a 78 km de Macaé, as ações comemorativas ao mês da mulher, promovida pela Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), Mobilidade Urbana, Adjunta de Trabalho e Renda, com a parceria da Cultura, Educação e de outros órgãos.
O local de celebração foi no Espaço Cria Sana, que pertence à secretaria de Cultura, onde houve a interação dos serviços oferecidos às mulheres e aos cidadãos residentes do local com orientações do Ceam Itinerante (Centro Especializado de Atendimento à Mulher “Pérola Bichara Benjamim”).
– Foi uma verdadeira integração entre as secretarias municipais que não pouparam esforços para que levássemos os serviços a todas as mulheres. Estarmos juntos para proporcionar benefícios foi muito bacana. Tivemos a presença do nosso secretário, Fabrício Afonso e equipes do Desenvolvimento Social, com o Ceam e o Espaço Mulher Cidadã, da Cultura, a quem agradecemos pelo espaço, do Trabalho e Renda, Mobilidade Urbana, Ordem Pública, por meio da Patrulha Maria da Penha, Saúde, com a coordenadoria de odontologia e das enfermeiras do Pronto Socorro. Tem sido de extrema importância essa união de forças -, destacou Jane Roriz, coordenadora de Políticas para as Mulheres/Ceam, acrescentando, que a Mobilidade Urbana montou na calçada uma tenda e realizaram a blitz educativa. “Paravam os motoristas que passavam, abordavam e levavam informações sobre a segurança no trânsito e também sobre os direitos da mulher”.
Os serviços oferecidos no Cria Sana foram os seguintes: Orientações sobre os Direitos da Mulher, Lei Maria da Penha, Rede de proteção e atendimento à mulher/equipe Ceam e orientação jurídica; Oficina de artes manuais com Zélia Pizo/Espaço Mulher Cidadã; Blitz educativa – Mobilidade Urbana/Educação no Trânsito, Patrulha Maria da Penha/GM; Orientações e balcão de emprego, 2ª via de carteira de identidade e agendamento -secretaria de Trabalho e Renda; Oficinas e orientações com a coordenadoria Especial de Odontologia, distribuição de kits e agendamento odontológico para mulheres; Aferição de pressão e glicose.
Para Fátima Cavalcante, moradora antiga do Sana, a ação foi positiva e merece ser repetida com mais frequência. “Adorei a iniciativa e acho que nós precisávamos ter mais serviços como estes de apoio e cidadania aqui em nosso Distrito. Foram muito importantes e úteis os esclarecimentos contra a violência doméstica, para nos prevenir e alertar. Penso que o Ceam e os outros serviços poderiam estar mais aqui mais vezes com outros eventos e ações de cidadania. Nós apoiamos e agradecemos muito”, salientou.
A programação alusiva ao mês da Mulher, que traz como tema “Em mulheres me inspiro, por mulheres eu luto!”, deverá continuar nos próximos dias 16, no Cras Lagomar; 17, no Assentamento Celso Daniel; 21, no Ceam, com o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial; 23, no Cras Aroeira; 24, no Cras Córrego do Ouro; 25, no Solar dos Melo, com o Dia Laranja: “Os direitos das mulheres na perspectiva dos novos tempos” e dia 31, Webinar (transmissão online, ao vivo) sobre “O trabalho e as possibilidades de atuação das polícias no enfrentamento a violência – O olhar das mulheres na segurança pública” (Neste evento será necessário solicitar link de acesso pelo e-mail: ceam@macae.rj.gov.br).
Comunicação Desenvolvimento Social
Jornalista Lourdes Acosta – DRT/MTE 911 MA
Macaé, 11/03/2022.