Oferecida pela Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, capacitação on-line pode ser realizada até 30 de abril e tem duração de até 45 horas/aula

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) abriu inscrições para o curso Convivência Familiar, nesta segunda-feira (7). Com 45 horas/aula, a capacitação é gratuita e voltada para profissionais que atuam no Sistema de Garantia dos Direitos (SGD) da Criança e do Adolescente e pode ser concluída até o dia 30 de abril.

Faça a sua inscrição aqui

O objetivo da iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA/MMFDH), por meio da Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Endica), é contribuir para melhorar o atendimento a este público nos estados e municípios.

“É uma excelente oportunidade para os profissionais do SGD se capacitarem ainda mais e contribuírem para a garantia e a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes”, apontou o secretário Maurício Cunha. “Dessa forma, além de equiparmos os conselhos tutelares, temos a oportunidade de oferecermos melhor atendimento ao nosso público”, completou.

Durante a capacitação, serão abordados temas como o direito à convivência familiar e comunitária; a história que podemos construir junto a cada criança e adolescente; adolescentes e alternativas de convivência familiar e comunitária e ações ligadas à primeira infância.

Oportunidade

Além deste último lançamento, outras cinco capacitações gratuitas estão disponíveis no Portal da Endica. Entre elas, estão Mediação de Conflitos: uma Perspectiva Sistêmica em Tempo de Pandemia; Fundamentos em Direitos Humanos no Contexto da Crise Covid 19; Atuação dos Conselheiros de Direitos e Conselhos Tutelares; Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A página disponibiliza ainda link para o curso do Projeto Família na Escola, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (MEC).

Quem pode ter acesso?

Os cursos são para os profissionais que atuam na Rede de Atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), no Sistema Educacional, na Rede Socioassistencial, em Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, Polícias Militares do Batalhão Escolar, Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, Unidades de Acolhimento Institucional, Vara da Infância e Juventude, unidades socioeducativas e unidades para cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto podem se inscrever nos cursos.

Saiba mais

O sistema Multiescolas — que é composto pela Escola Nacional de Socioeducação (ENS) e a Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Endica) — é resultado de uma parceria entre o MMFDH com o Programa Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A iniciativa é executada pela Universidade de Brasília (UnB) no projeto de cooperação internacional PNUD BRA 10/007.

Por Portal Novo Norte