Hoje Macaé comemora 209 anos e, vou aproveitar e imaginar um 360. Imagine uma câmera em direção ao nosso Arquipelago de Santana, mostrando toda a maravilha do lugar que um dia, serviu de ponto de referência para os nossos navegadores. Com suas lindas praias de águas cristalinas que servem para a prática de pesca submarina e um delicioso banho de mar com águas de temperaturas bem agradáveis. Além do delicioso banho de mar, podemos ainda, na ilha de Santana, através das suas trilhas com exuberante vegetaçoes, chegarmos ao seu pico, onde encontraremos o histórico farol que serviu de referência para a navegação além de, uma vista espetacular da nossa princesa.
– Mas é permitido pela marinha fazer essa trilha?
– Sim! Desde que peça autorização.
Continuando o giro com a câmera, veremos um lindo horizonte que nos contemplará com a linda praia dos cavaleiros que, de tão bonita, até os homens mais rudes, tornam-se grandes cavalheiros para as lindas mulheres que se banham em suas águas, formando lindos casais que, esticam até a praia do pecado, lugar de amor e poesia com o belo por do sol com a vizinha lagoa de imboassica que, com seu ecossistema maravilhoso, sempre nos serviu de bons frutos.
– O lugar é deslubrante! Conheço pelas lindas fotos de Marcelo Mussi.
– Aí vc foi fundo. Marcelo é crack na fotografia!
Continuando com o giro, veremos ao fundo uma cadeia de montanhas que nos presenteia com as nossas serras lindas e maravilhosas, com cachoeiras que é de lavar a alma com os seus véus de águas cristalinas. Sana, Frade, Glicério, Córrego do ouro e as bicudas, compõem as mais lindas paisagens para as lentes do nosso grande amigo Dunga que, trata do parque de Atalaia com suas belas faunas e floras como se fossem o seu quintal.
– É verdade! Dunga é fera!
– Além de grande fotógrafo, é um poeta!
– Marcelo também escreve muito!
– Muito!
Girando mais ao norte, o Parque de Jurubatiba, com suas lindas lagoas de rara beleza e de grande interesse ecológico. Indo mais além, também veremos outra grande beleza que é o encontro do rio Macaé com o mar. Beleza que pouquíssimas cidades tem. Mais ao Sul, a praia do forte. Assim chamada, por causa do lindo Forte Marechal Hermes que ainda preserva as suas matas que nos permite respirar um ar saudável, através das brisas exaladas das suas vegetações.
– o fenômeno da pororoca, contrastando com a arquitetura do Mercado Municipal, é lindo!
– Aliás, Macaé é linda!
Terminamos o nosso giro de 360 graus na charmosa praia de imbetiba. Hoje, base da nossa Petrobrás. Empresa que, para a nossa cidade veio, trazendo o progresso e, ainda, carinhosamente, preservando as nossas belezas, tornando-nos a Princesa do Petróleo.
–
Obrigado Petrobrás, pelo carinho!
–
Parabéns Macaé, pelas belezas!
– por que agora, depois do giro, vc não faz uma Macaé vista por cima?
– Boa ideia! Vou fazer!
Por Guto Sardinha/ Facebook