Foto: Divulgação

No Japão esta é uma data muito importante. Dia em que a primeira Bomba Atômica foi lançada sobre Hiroshima e 3 dias depois sobre Nagasaki. Através de muitos programas mundiais e ações diversificadas a meta japonesa é uma só, buscar a paz mundial e que jamais uma tragédia dessas volte a acontecer em lugar nenhum.

Neste sábado, com os mesmos objetivos, o Matsuda Iminkan vai confraternizar com todos aqueles que desejem e apresentar também um pouco mais da cultura Japonesa e com grandes novidades.
O I Imin-Nerd, com atrações e diversões que prometem juntar os “otaku” e demais apaixonados pela cultura japonesa, em um só lugar.

A partir das 15 horas a garotada (de todas as idades) se reúne para a área livre dos jogos de cards como pokemon, Yu gi oh e Magic; sudoku; street fighter via steam; jogos de tabuleiro como War entre outros como uma apresentação de Sword Play e oficina de Origami e Shogi.



Muitos doces e lanches japoneses, incluindo o Takoyaki (bolinho de polvo) famosíssimo e delicioso, e a partir das 17h teremos o esperadíssimo retorno do Yakisoba e o Karê.

“Esse evento está nos enchendo de expectativas! ” Nos conta o professor Matsuda. “Nosso último Yakisoba foi em dezembro de 2019 e em março de 2020 quando fechamos as portas, não sabíamos como seria o futuro e nem mesmo se iríamos sobreviver, pois muitos se foram e não estão mais conosco, mas como nós estamos por aqui e no grupo que busca a paz, a saúde e felicidade de todos, vamos recomeçar, com todos os cuidados e respeitando as medidas sanitárias vigentes e muita força e esperança num futuro melhor, sempre! ”



A academia Matsuda retomou suas atividades em outubro de 2021. Foram 1 ano e 6 meses com a porta fechada, por pouco não foi definitivo. Só mesmo a ajuda e o apoio de alunos, ex-alunos e seus pais, amigos e colaboradores para dar a força necessária para a manutenção e a reabertura da Academia e o Centro Cultural.

Novos alunos chegando e antigos retornando ao que chamam “seu porto seguro” e há planos para expandir atividades, além do Judo e do Nihongo (curso do Idioma Japonês) pretendem também retomar o Projeto Social Banzai que ainda segue inativo.

Para tantos projetos o fundamental agora é investir em uma Sede Própria, passo importantíssimo que poderá fazer a Associação Matsuda realizar seu grande sonho de deixar um legado de gratidão desse senhor japonês que já se considera macaense, para a cidade de Macaé que o acolheu com tanto carinho e igualmente deixar um Marco à Imigração Japonesa no Brasil. Pois ainda muitos desconhecem as histórias adormecidas de um primeiro grupo de japoneses que aqui fundaram a primeira colônia japonesa no nosso país em 1907.

Precisamos de espaço adequado a instalação de um museu, teremos ampliação das atividades já existentes e ainda salas e espaços para oficinas e cursos, terapias orientais, etc. No que carinhosamente Matsuda apelidou de “Ninho de Saúde”, um espaço de convivência onde as pessoas ganhem (e aprendam a ter) mais qualidade de vida.

Assim conclama o querido mestre, que compareçam neste evento no dia 6 de agosto para confraternizar e se divertir, saborear a culinária japonesa, conhecer o espaço atual, mas já sonhando com a ampliação. Conheçam as atividades realizadas e também os projetos. Se associe, participe, venha somar, sonhar e quem sabe se juntar na realização desse grande sonho desse imigrante japonês, Matsuda.