A Gibson entrou com uma notificação extrajudicial contra a Trump Guitars, controlada pela 16 Creative, alegando que o design do modelo elétrico da marca copia a clássica forma da guitarra Les Paul. A empresa afirma que sua marca registrada foi infringida, especialmente no modelo de corpo único que é símbolo da Les Paul.

Apesar de não pertencer diretamente ao presidente eleito Donald Trump, a Trump Guitars ganhou destaque ao apresentar um modelo que se intitula como “a única guitarra oficialmente recomendada” por ele. O instrumento faz parte de um portfólio maior de produtos licenciados pelo nome do futuro presidente.

Os modelos da linha incluem guitarras elétricas e acústicas inspiradas na Les Paul, com edições assinadas e limitadas a 275 unidades, vendidas a preços que ultrapassam os 10 mil dólares. A marca é gerida pela 16 Creative, uma agência descrita como administrada por veteranos, e os instrumentos são desenvolvidos com a ajuda de um mestre luthier.

Outro ponto polêmico é a origem das peças das guitarras, que, segundo informações da marca, vêm de fornecedores nacionais e internacionais. Isso levantou dúvidas sobre o fato de os instrumentos serem realmente fabricados nos Estados Unidos. A Gibson ainda não divulgou mais informações, mas a disputa promete agitar o mercado musical