Em celebração nesta segunda-feira (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro exaltou o avanço da direita nas eleições municipais de 2024, mesmo em cidades onde seu partido foi derrotado no segundo turno. Destacando a disputa em Fortaleza, Bolsonaro apontou que a derrota teve “sabor de vitória” devido à pequena diferença de votos.

André Fernandes (PL) recebeu 49,62% dos votos na capital cearense, perdendo para Evandro Leitão (PT), que obteve 50,38%. A diferença entre os candidatos foi de apenas 10.838 votos, segundo Bolsonaro, refletindo uma capital “totalmente dividida” e o fortalecimento do conservadorismo na região.

Já em São Paulo, o apoio do PL a Ricardo Nunes (MDB) garantiu a reeleição do emedebista, que obteve 59,35% dos votos, superando Guilherme Boulos (PSOL) por mais de 1 milhão de votos. Bolsonaro afirmou que a vitória paulista foi do “povo de bem” e destacou a rejeição crescente ao PT, aludindo que o partido já estaria “próximo da catacumba.”

Para o ex-presidente, os eleitores estão se afastando das ideologias de esquerda, comparando a mudança ao gosto de uma mosca pelo mel, dizendo que uma vez que se aproxima do conservadorismo, “não volta mais”.