Um episódio chocante foi revelado por Ruy Guardiola, ex-piloto da Voepass, que testemunhou um improviso perigoso durante a manutenção de uma aeronave em 2019, quando a companhia ainda operava sob o nome Passaredo. Segundo ele, a equipe de manutenção utilizou um palito de fósforo para corrigir um problema no sistema antigelo, uma solução que poderia colocar em risco a segurança dos passageiros.Sistema antigelo com palito de fósforo?Guardiola compartilhou detalhes alarmantes sobre o ocorrido, afirmando que viu “com esses olhos que a terra há de comer” a manutenção sendo realizada com um palito de fósforo. O problema foi detectado no nível de aquecimento do sistema, e a solução improvisada, segundo ele, era algo inimaginável para quem preza pela segurança dos voos.Piloto pioneiro no ATR alerta para práticas arriscadasConsiderado um dos primeiros pilotos do modelo ATR no Brasil, Guardiola também destacou que o acúmulo de gelo nas asas pode ter contribuído para a queda do avião da Voepass, modelo ATR-72-500, na última sexta-feira (9). Essa falha técnica é uma das principais hipóteses investigadas pelo Cenipa, órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela apuração das causas do acidente.Outro ex-funcionário confirma denúnciasAs revelações de Guardiola foram reforçadas por outro ex-funcionário da empresa, que preferiu manter o anonimato. Ele afirmou que a Voepass priorizava o lucro em detrimento da segurança. O ex-colaborador chegou a afirmar que alguns aviões eram conhecidos por “voarem pela fé”, dada a precariedade das condições de manutenção.Acidente com ATR-72-500 está sob investigaçãoO acidente com a aeronave da Voepass continua sob investigação, e as denúncias recentes levantam preocupações sobre as práticas de manutenção da companhia. As revelações trazem à tona uma discussão urgente sobre a segurança aérea no Brasil, especialmente em companhias menores, como a Voepass.Com informações de Pleno News.