Vídeos compartilhados nas redes sociais destacaram momentos embaraçosos do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante a cerimônia de abertura da cúpula do G7 na Itália nesta quinta (13). Um dos registros mostra Biden “fora do ar” durante uma apresentação de paraquedistas, começando a se afastar dos líderes presentes. A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, foi em busca de Biden, trazendo o presidente de volta ao grupo.

A idade e a capacidade cognitiva de Biden têm sido pontos de crítica frequente dos apoiadores de Trump, que alegam que esses episódios mostram que o presidente não está apto para exercer seu cargo. Uma reportagem do Wall Street Journal, publicada em 4 de junho, detalha diversos momentos em que Biden demonstrou sinais de desconexão durante conversas e aparentou confusão de memória.

Continua após a publicidade
O Wall Street Journal entrevistou mais de 45 pessoas, entre republicanos e democratas, que participaram de reuniões com Biden ou foram informados sobre esses encontros. Segundo o jornal, a maioria das pessoas que relataram sinais de envelhecimento em Biden eram do Partido Republicano, embora alguns democratas também tenham apontado situações semelhantes.

Esses incidentes durante a cúpula do G7 reacenderam o debate sobre a aptidão de Biden para continuar no cargo, trazendo novamente à tona a questão de sua idade e saúde mental.