A taxação de compras internacionais a partir de 50 dólares gerou grande discussão no X nesta quinta-feira (30). Contas ligadas à esquerda tentaram tirar do governo Lula a responsabilidade pela proposta, acusando os deputados do Partido Liberal pelo acordo que aprovou o projeto na Câmara. A hashtag “Bolsonaro taxou você” ganhou destaque.
Jair Bolsonaro, em sua conta no X, negou qualquer ação que aumentou impostos: “Informo que o meu governo sempre foi contra qualquer taxação, majoração ou criação de novos impostos. Portanto, somos contrários a qualquer projeto que onere ainda mais o cidadão brasileiro”, escreveu o ex-presidente.
Continua após a publicidade
O influenciador Felipe Neto afirmou em um vídeo que PT e PL se uniram em favor da taxação. No entanto, a rede social corrigiu sua publicação, explicando que o partido de Bolsonaro orientou voto contrário ao texto e 96% dos deputados do PL votaram contra o projeto. Internautas apoiaram a correção.
Lula e sua base aliada querem impor uma taxação de 20% para produtos abaixo de 50 dólares comprados em sites como AliExpress, Shein e Shopee. Atualmente, esses produtos também estão sujeitos ao ICMS, o que os torna ainda mais caros.