O ataque ocorreu pouco depois de Fico sair da reunião. Testemunhas relataram ter ouvido quatro tiros.c

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado nesta quarta-feira (15) após uma reunião de governo na cidade de Handlová, a 190 quilômetros da capital, Bratislava. De acordo com a rede de TV TA3, Fico foi atingido no abdômen e levado de helicóptero a um hospital, onde seu estado de saúde é considerado grave. Um suspeito de 71 anos foi preso no local.

O ataque ocorreu pouco depois de Fico sair da reunião. Testemunhas relataram ter ouvido quatro tiros. A presidente do país, Zuzana Caputová, condenou o que chamou de “brutal ataque” e desejou pronta recuperação ao primeiro-ministro. O primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, classificou o incidente como um “choque” e também manifestou votos de recuperação rápida a Fico.

Robert Fico é conhecido por suas posições pró-Rússia e críticas à União Europeia e à Otan. Nas eleições de setembro de 2023, foi o mais votado com uma plataforma que inclui oposição à ajuda à Ucrânia e críticas ao liberalismo social. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também condenou fortemente o ataque.

A Eslováquia, membro da União Europeia desde 2004 e da Otan, possui uma posição estratégica na Europa. Fico, líder do partido Direção Social-Democracia (Smer-SSD), já foi premiê em outros dois períodos e renunciou em 2018 após pressões decorrentes do assassinato de um jornalista que investigava a corrupção em seu governo.

Por portal Novo Norte