Uso de tecnologias integradas reduziu em 15% o tempo da primeira fase da obra
Com previsão de entrega em fevereiro de 2025 a obra da nova pista do Aeroporto de Macaé está na segunda fase de execução, que iniciou em abril. Esta etapa começou com a retirada do aterro de sobrecarga, após uma pausa técnica de 4 meses para que as camadas de materiais que foram depositadas sobre o aterro se acomodassem.
Nas próximas semanas inicia o trabalho de construção da base para pavimentação, quando materiais como pedra e diferentes tipos de solo serão colocados ao longo dos 1.410 metros da pista para dar sustentação ao asfalto. Para reforçar a estrutura, serão utilizados painéis com estrutura tridimensional que se assemelham a um favo de mel, chamados de geocélulas. Esse sistema é feito de polietileno de alta densidade, reforçado com fibras de poliamida e poliéster e preenchido com solo, areia e brita.
Ainda na segunda fase da obra, prevista para ser concluída até dezembro deste ano, serão feitos todos os serviços de pavimentação, balizamento e sinalização. Em 2025, na terceira e última fase da obra, entre janeiro e março, serão realizados todos os testes na pista e os processos de homologação junto a ANAC.
O processo construtivo inovador, que integra diferentes tecnologias, está sendo utilizado desde o início da construção e foi capaz de reduzir em 15% o tempo previsto na primeira etapa do projeto. Entre as soluções inovadoras empregadas na primeira fase, o Consórcio Bem Voar, formado pela Construtora Barbosa Mello (CBM) e a Engeform Engenharia, responsável pela obra, destaca a utilização de geodrenos para otimizar a drenagem do terreno.
A nova pista vai mudar a categoria do aeroporto, pois permitirá o pouso e a decolagem de aeronaves de maior porte e vai fazer com que o Aeroporto de Macaé se torne o único do Brasil com base operacional offshore com duas pistas. O investimento total da Zurich Airport Brasil é de R$ 220 milhões. Desde o início da construção, em junho de 2023, foram gerados cerca de 380 empregos diretos e indiretos. Os investimentos em infraestrutura atendem a uma demanda crescente do setor de óleo e gás. Em 2023 o Aeroporto de Macaé movimentou 227 mil passageiros, um aumento de 10% comparado com 2022.