O projeto “Machado e Eu”, desenvolvido pelas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, trouxe à tona nesta quarta-feira (24) a rica trajetória de vida e obra de um dos maiores nomes da literatura brasileira: Machado de Assis.
Idealizado pela professora de história Ivana Matos Pinheiro Tavares, o trabalho teve origem ainda no ano passado, quando foi percebida a presença recorrente do escritor nas provas do Enem, abrangendo diversas disciplinas, como história, sociologia e linguagens. “Consciente da complexidade da leitura machadiana, buscamos formas inovadoras de introduzir os alunos do 9º ano ao universo do autor, começando com os seus contos”, explicou a docente, que contou com o auxílio dos professores Elen Castro e Rodrigo Alípio, de Língua Portuguesa, e Natália Xavier, de Artes.
Na abordagem histórica, o projeto destacou a posição única de Machado de Assis em duas ocasiões distintas da política brasileira: a monarquia e a república. Dessa forma, os estudantes contextualizaram cada conto dentro do período em que foi escrito, proporcionando uma compreensão mais ampla do contexto sociopolítico da época. “A proposta não se limitou apenas à apresentação das obras, mas também explorou a ironia presente nos contos machadianos. Os estudantes puderam se inspirar através da linguagem dos memes, tão presente na atualidade, e se conectaram de forma mais próxima com as nuances irônicas das narrativas”, explica a professora Elen Castro.
O projeto incluiu uma análise crítica das obras, explorando como os escritos de Machado de Assis ainda se aplicam e ressoam no mundo contemporâneo. “Eles foram muito criativos e desenvolveram também pesquisas sobre a vida e obra de Machado de Assis, produzindo vídeos críticos, além de uma exposição para compartilhar seus aprendizados com a comunidade escolar”, finaliza Ivana.
Texto e foto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana