Shellenberger, coautor dos “Twitter Files Brazil”, e Tavares, detido recentemente no Brasil, ajudarão a examinar as supostas interferências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outros órgãos no conteúdo da plataforma.
A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou na sessão desta terça-feira (9) um requerimento para uma audiência pública com Elon Musk, presidente do X (antigo Twitter). A reunião, proposta pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e apoiada por Jorge Kajuru (PSB-GO), visa discutir acusações de censura na plataforma por políticos e membros do judiciário brasileiro. A audiência, que será virtual, também contará com a participação dos jornalistas Sérgio Tavares e Michael Shellenberger.
Shellenberger, coautor dos “Twitter Files Brazil”, e Tavares, detido recentemente no Brasil, ajudarão a examinar as supostas interferências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outros órgãos no conteúdo da plataforma. Estes documentos sugerem tentativas de monitorar usuários e restringir conteúdos baseando-se em hashtags específicas, o que levanta preocupações sobre a liberdade de expressão e o Marco Civil da Internet no Brasil.
A detenção de Sérgio Tavares pela Polícia Federal, devido a suas críticas ao judiciário e ao governo brasileiro, traz uma camada adicional de urgência à discussão sobre a liberdade de imprensa.
Eduardo Girão celebrou a aprovação do requerimento como uma “vitória da liberdade”, expressando otimismo sobre o potencial da audiência para esclarecer as alegações de censura política no país. O encontro é visto como um passo importante para garantir a transparência e a liberdade de expressão no Brasil.
Por portal Novo Norte