Reconhecendo a importância do Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ realizou nesta terça-feira (02), uma ação significativa que envolveu toda a comunidade educativa, famílias e colaboradores, com objetivo de fortalecer o compromisso com a inclusão e o apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No dia dedicado a sensibilizar a sociedade nas questões relacionadas à inclusão, o serviço de psicologia escolar fez distribuição de pulseiras e chaveiros coloridos a todos os alunos durante a acolhida. Cada cor representa valores essenciais, como respeito e acolhimento. “Nossa ideia é trabalhar, não só a conscientização sobre o autismo, como já fizemos com a conscientização sobre a síndrome de down, mas trabalhar todas as questões relativas às diferenças individuais que os alunos e educadores vivem no dia a dia”, pontua a psicóloga Aline Guarany Ignacio Lima.
A psicóloga explica, que ao longo do ano, outras ações já foram e continuarão sendo realizadas junto aos estudantes e famílias, para que possam ser refletidas questões relacionadas a aceitação, respeito, equidade e diversidade. “Cada indivíduo é singular, valioso. Trazer esse assunto no âmbito escolar modifica a estrutura comportamental, mudando a forma de encarar o colega. Dessa forma a gente faz a prevenção do bullying, da violência nas escolas, o respeito, a individualidade, a singularidade de cada um, independentemente de ter uma condição especial ou não”, conta.
No Brasil, as estimativas apontam para um número significativo de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. De acordo com dados recentes, estima-se que aproximadamente 2 milhões de brasileiros vivem com TEA. Esses números ressaltam a importância de iniciativas educativas e de conscientização para criar ambientes mais inclusivos e solidários.
Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana