Lula defendeu em suas declarações que a Petrobras deveria priorizar investimentos, como na Refinaria Abreu e Lima, além de atender aos interesses dos acionistas.
O jornalista Alexandre Garcia apontou declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como responsáveis por desvalorizações na Bolsa de Valores e na Petrobras nesta segunda-feira. Em editorial publicado no jornal Gazeta do Povo Garcia lembrou que após Lula falar sobre a companhia em uma entrevista ao SBT, houve uma queda significativa no valor de mercado da petroleira e na bolsa, que antes apresentava bons resultados. Garcia destacou que a perda chegou a R$ 56 bilhões em valor de mercado.
Lula defendeu em suas declarações que a Petrobras deveria priorizar investimentos, como na Refinaria Abreu e Lima, além de atender aos interesses dos acionistas. O presidente argumentou sobre a importância do mercado primário e secundário na captação de recursos pela Petrobras, uma empresa de capital aberto, e criticou a visão exclusiva nos lucros dos acionistas.
Além disso, Garcia comentou que Lula frequentemente critica o mercado financeiro por questões sociais, mencionando a situação de meninas que precisam se prostituir e pessoas em situação de rua. O jornalista questionou a relação desses problemas sociais com o mercado de combustíveis, destacando um comentário de Lula sobre a existência de 735 milhões de pessoas no mundo sem acesso a alimentos.
Por portal Novo Norte