É a segunda vez que professores discutem estratégias para aperfeiçoar a integração de conteúdos dos cursos de graduação
Na última quarta-feira (8), cerca de 30 docentes do NUPEM/UFRJ se reuniram em um workshop com função consultiva, propositiva, avaliativa e de assessoramento sobre matéria de natureza acadêmica. Durante o evento, os profissionais da educação discutiram estratégias de integração de conteúdo para os cursos de graduação em ciências biológicas (bacharelado e licenciatura) com vistas ao desenvolvimento de atividades conexas de ensino, pesquisa e extensão.
O encontro visa sensibilizar a comunidade acadêmica do NUPEM/UFRJ para as necessidades de discussão e integração de conteúdos das disciplinas ministradas no NUPEM/UFRJ, em um contexto participativo, que gere oportunidades para a construção do conhecimento conjunto, de maneira interligada, através do compartilhamento de experiências.
“É a segunda vez que os professores se reúnem para fazer uma discussão dos conteúdos entre as disciplinas e propor uma estratégia para integrar estes conteúdos. É uma ação importante, pois desenvolve reflexões que buscam melhorias contínuas do curso, pois o aluno vai perceber uma certa conexão entre as disciplinas, e esta é a proposta do workshop. Procuramos gerar uma maior coesão do curso, fortalecendo as conexões entre as diferentes áreas, uma vez que a formação do biólogo não está fragmentada – é preciso estabelecer pontes, ligações. O workshop foi um exercício para neste sentido e a gente tem conseguido avançar bastante”, disse o professor Dr. Rafael Nogueira Costa, coordenador do curso de licenciatura em Ciências Biológicas no NUPEM/UFRJ.