Identifique os sinais invisíveis da demência e saiba o momento de buscar ajuda médica.
Geralmente, ao pensar em demência, a perda de memória é o primeiro sintoma que nos ocorre. Porém, há outros sintomas menos óbvios que podem sinalizar o surgimento dessa doença. Estes sintomas podem ser leves e frequentemente confundidos com o processo natural de envelhecimento ou outras condições de saúde.
Vamos explorar seis desses sintomas atípicos de demência, ajudando na sua identificação precoce. Continue lendo para saber quando é aconselhável procurar assistência médica.
1. Dificuldades com números e finanças
Pessoas que anteriormente eram boas com números podem começar a ter dificuldades para realizar cálculos simples, como pagar contas ou calcular um simples troco. Além disso, erros ao lidar com finanças pessoais, como pagar uma conta mais de uma vez ou adicionar um zero a mais em um pagamento, também são sinais de alerta.
2. Mudanças no humor ou comportamento
Você sabia que alterações no humor podem indicar demência? Sim, isso pode acontecer. Por isso, se tornar menos interessado em atividades antes prazerosas, retirada social e irritabilidade, podem ser indicativos precoces de demência.
Sem contar que, mudanças recorrentes no comportamento, principalmente em pessoas que não têm histórico de ansiedade ou depressão, merecem atenção.
3. Lentidão no movimento e pensamento
Talvez você não imagine, mas uma desaceleração geral no movimento e no pensamento, que vai além do esperado com o envelhecimento normal, pode ser um sinal. Isso pode incluir caminhar mais devagar, se sentir menos coordenado e perceber uma lentidão no processamento das informações.
4. Esquecimento de objetos e eventos recentes
Esquecer regularmente onde as coisas foram colocadas ou eventos recentes, e fazer repetidamente as mesmas perguntas, são sinais comuns. Esses sintomas frequentemente apontam para o Alzheimer, mas podem ser menos evidentes em outros tipos de demência.
5. Decisões financeiras impulsivas e irrefletidas
Uma mudança no padrão de tomada de decisões financeiras, como começar a fazer compras impulsivas ou dar dinheiro de forma exagerada, pode ser um sinal de danos no lobo frontal do cérebro.
Esses comportamentos podem ser particularmente notáveis em pessoas que anteriormente eram mais prudentes financeiramente.
Por Escola educação