Com todas as urnas apuradas na manhã de terça-feira, 16 de janeiro, Trump conquistou 51% dos votos, superando com folga seus concorrentes
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, obteve uma vitória expressiva nas primárias do Partido Republicano realizadas em Iowa nesta segunda-feira, 15 de janeiro. A disputa marca o início do processo de seleção do candidato republicano para as eleições presidenciais de novembro. Com todas as urnas apuradas na manhã de terça-feira, 16 de janeiro, Trump conquistou 51% dos votos, superando com folga seus concorrentes.
O segundo colocado, o governador da Flórida, Ron DeSantis, obteve consideravelmente menos votos, alcançando 21% da preferência dos eleitores. A participação nas prévias de Iowa foi de 110.298 pessoas, um número inferior ao recorde de 187 mil eleitores registrados em 2016. Este resultado estabelece um novo contexto na corrida pelo candidato republicano às eleições presidenciais.
Na terceira posição, com 19,1% dos votos, ficou Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora nas Nações Unidas. Seguida de perto por Vivek Ramaswamy, empresário que obteve 7,7% dos votos e anunciou sua desistência das primárias após a divulgação do resultado. Esses números refletem as preferências dos eleitores republicanos no estado de Iowa, um importante indicativo para as próximas etapas das primárias.
Nas primárias de Iowa, estão em jogo 40 delegados do total de 2.429 do processo primário republicano. Com base nos resultados, Trump assegurou 20 delegados, seguido por DeSantis com oito, Haley com sete e Ramaswamy com três, apesar de sua desistência. Restam ainda dois delegados a serem designados, aguardando-se a confirmação do resultado final. Este cenário inicial das primárias republicanas delineia as tendências para as próximas fases da disputa presidencial.