Referindo-se às palavras do filósofo Umberto Eco, ele lamentou a era de manipulação e superexposição nas redes sociais.

Depois de ser desmascarado no Twitter (X), o  deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) criticou a ferramenta de checagem de informações da plataforma, conhecida como Notas da Comunidade, após uma correção em sua publicação sobre o Projeto de Lei 2630, o PL das Fake News. 

Silva destacou o valor do trabalho das agências de checagem, mas questionou a eficácia das Notas da Comunidade, alegando serem influenciadas por uma visão ideológica e manipuladas por movimentos de extrema-direita. Referindo-se às palavras do filósofo Umberto Eco, ele lamentou a era de manipulação e superexposição nas redes sociais.

A checagem no X, feita por usuários através de votação, apontou que o PL 2630, focado em combater notícias falsas, não aborda ataques hackers, como o sofrido pela primeira-dama Janja em sua conta no X na segunda-feira passada (11/12). A nota de checagem esclareceu que, mesmo com a aprovação do PL, o caso de Janja não teria tido um desfecho diferente, desafiando a eficácia do projeto proposto pelo deputado.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) é relator do PL das Fake News.