“Hoje ampliamos a participação do biodiesel ainda mais na nossa matriz e isso tem dois efeitos: diminuir a dependência da importação de óleo diesel e ajudar a descarbonizar, já que a ANP vem avançando muito nas certificações de qualidade de produto”, destacou o Ministro Silveira.
Nesta terça-feira (19), o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a antecipação no cronograma de aumento da mistura de biodiesel no óleo diesel. A medida, revelada durante uma coletiva, modifica o calendário anterior do governo, que previa alcançar 14% de mistura em 2025 e 15% em 2026. Agora, o percentual subirá para 14% já a partir de março do próximo ano, e atingirá 15% em 2025, um avanço expressivo comparado ao atual teor de 12%.
A decisão de acelerar a incorporação de biodiesel na matriz energética brasileira ocorreu após uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), presidida pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sede do Ministério de Minas e Energia. “Hoje ampliamos a participação do biodiesel ainda mais na nossa matriz e isso tem dois efeitos: diminuir a dependência da importação de óleo diesel e ajudar a descarbonizar, já que a ANP vem avançando muito nas certificações de qualidade de produto”, destacou o Ministro Silveira.