Gravação revela Janones explicando a mecânica da rachadinha, onde funcionários recebem salários inflacionados para posteriormente devolverem uma parte ao empregador
O partido Novo solicitou oficialmente nesta segunda (27) a quebra de sigilo bancário do deputado federal André Janones (Avante-MG). Esta ação foi motivada após a divulgação de um áudio onde Janones aparece solicitando rachadinha dos servidores de seu gabinete para custear suas despesas de campanha. A notícia-crime foi encaminhada à Procuradoria-Geral da República (PGR) e propõe a investigação sobre movimentações financeiras atípicas do deputado e de todos os funcionários de seu gabinete.
Além disso, o Novo sugere que a Unidade de Inteligência Financeira do Brasil (UIF), anteriormente conhecida como Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), realize uma análise detalhada das contas de Janones e dos servidores parlamentares a ele vinculados. A gravação em questão, divulgada pelo portal Metrópoles, revela Janones explicando a mecânica da rachadinha, onde funcionários recebem salários inflacionados para posteriormente devolverem uma parte ao empregador.
O documento oficial, assinado por Deltan Dallagnol, ex-deputado e embaixador Nacional do Partido Novo, e Guilherme Ferreira Kilter Lira, membro do partido, enfatiza a gravidade do suposto ato. “Caso confirmado o esquema de rachadinhas, haveria desvio de recursos públicos para benefício pessoal, configurando enriquecimento ilícito”, destaca o texto.