Entre as questões levantadas estão alegações de desrespeito à Constituição, uma inclinação do país em direção ao comunismo e claras evidências de envolvimento do governo de Lula (PT) com o crime organizado.
Uma comitiva de parlamentares brasileiros chegou a Washington D.C. na quarta-feira (15). A visita tem o propósito de expor uma série de violações a direitos fundamentais dos brasileiros cometidas pelo governo Lula e por membros do judiciário. Fazem parte da missão os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Alexandre Ramagem (PL-RJ), Julia Zanatta (PL-SC) e Gustavo Gayer (PL-GO), e também os senadores Magno Malta (PL-ES) e Jorge Seif (PL-SC). Entre as questões denunciadas estão alegações de desrespeito à Constituição, uma inclinação do país em direção ao comunismo e claras evidências de envolvimento do governo de Lula (PT) com o crime organizado.
A comitiva se encontrou com representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Washington. Girão destacou que a viagem não envolveu gastos públicos e teve como foco as violações dos direitos humanos no Brasil, uma preocupação que ele já havia expressado anteriormente em Nova York, na sede das Nações Unidas. Segundo ele, a democracia no Brasil está fragilizada, ressaltando a necessidade de atenção internacional à situação. “Acabamos de sair de uma reunião com membros da OEA, onde a gente fez os relatos do que tem acontecido no Brasil, como os ataques constantes às nossas liberdades, como liberdade de expressão, e o desrespeito ao sistema acusatório que tem acontecido com os membros do 8 de janeiro, as pessoas que estão sendo condenadas de forma grotesca. É uma aberração o que acontece no nosso país e decidimos mostrar claramente como a democracia está em processo de corrosão”, disse o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), em um vídeo nas redes sociais. Ele também informou que foi criado um canal direto com a OEA para passar novas denúncias.
O senador Jorge Seif Junior informou que uma carta, assinada por aproximadamente 100 parlamentares, foi entregue ao Congresso americano. O documento busca o restabelecimento das relações bilaterais Brasil-EUA e alerta sobre o afastamento do Brasil dos ideais democráticos e sua aproximação com regimes autoritários sob a liderança de Lula. Seif reforça o compromisso do grupo em não desistir do Brasil.