Um dos maiores pesquisadores sobre preservação ambiental, especializado em lagoas costeiras e recuperação de ecossistemas aquáticos, o professor Titular NUPEM/CCS Francisco de Assis Esteves será patrono do Complexo Eco@gente, do Escola Municipal Olga Benário Prestes. A homenagem brinda uma parceria de mais de 10 anos entre o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade-Nupem e esta importante instituição de ensino municipal. O evento ocorrerá no dia 07 de novembro, a partir das 10h.
Para o idealizador do projeto e professor do Nupem, Jorge Moraes, “o interesse na parceria surgiu junto com a construção da escola, aproximadamente há 12 anos. Propus a criação de um laboratório de ciências, para estimular as crianças e os adolescentes à experimentação científica biológica, fazer ciência experimental e trabalhar com experimentos. O prof. Márcio Fidélis, diretor da escola, logo se prontificou a ajudar. Daí, consegui a aprovação de um projeto muito importante, junto à FAPERJ, voltado a melhorias de escolas públicas do Rio de Janeiro. Além do laboratório, os alunos da escola, em sistema de rodízio, também vêm ao Nupem para atividades artísticas e culturais, mas principalmente acompanham nossos projetos de pesquisa de ponta, inovação científica e de tecnologia. São pesquisas sobre biogás, biocombustível, controle do aedes aegypti, ou seja, os alunos são inseridos na nossa ciência avançada; e nós vamos ao Olga ministrar cursos, parte de nossos alunos fazem seus estágios supervisionados lá. O projeto está ativo há tanto tempo porque nossa parceria é baseada, de forma harmônica, nas três esferas de poder: a municipal, responsável pela unidade escolar; a estadual com os editais de fomento da FAPERJ; e o federal, que paga nossos salários e mantém Nupem”. A prova que a parceria vem dando certo é a concessão de 16 bolsas – quatro para os alunos da Escola Olga Benário, quatro para os professores do município participantes e oito para os nossos alunos inseridos em pesquisas de iniciação científica, pontuou o prof. Jorge Moraes.
Segundo o professor da rede municipal de ensino, Gedmar Carvalho, participante do projeto, “a cooperação é muito boa e ninguém melhor que o prof. Francisco para receber esta homenagem, que fez muito pela nossa comunidade, porque soube unir a academia com a escola básica, um entusiasta da Educação, que entende que esta união é muito importante para a sociedade. O ensino de Educação Ambiental em nossa escola tem crescido muito, gerando muitos frutos, e o complexo é um desses frutos, sendo uma oportunidade ímpar para homenagearmos o prof. Francisco”. Segundo o diretor da Escola, prof. Márcio de Sousa Fidélis, “a nossa comunidade escolar estar inserida e ter envolvimento nas questões ecológicas, para nós é fundamental e o Complexo Eco@gente é a culminância destas ações. Já fazemos captação de águas fluviais, compostagem, minhocário, horta, tudo isto traz consigo um comprometimento importante no sentido de estarmos antenados com as questões contemporâneas, relativas à ecologia. E homenagear o prof. Francisco Esteves para nós é uma honra, por se tratar de um expoente, tanto do professorado macaense, quanto do universo acadêmico, altamente comprometido também com o Parque de Jurubatiba e a criação do Nupem. Estamos fazendo justiça a este grande mestre.”