Hélio Doyle compartilhou uma postagem de Carlos Latuff, citado como um dos dez maiores antissemitas do mundo pelo Centro Simon Wiesenthal, havia escrito na rede social X: “Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”
O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, foi destituído de suas funções na última quarta-feira (18) após compartilhar em suas redes sociais uma postagem que qualificava os apoiadores de Israel como “idiotas”. A mensagem polêmica, originalmente criada pelo cartunista esquerdista Carlos Latuff, conhecido por suas inclinações antissemitas, gerou controvérsia e provocou sua saída do cargo.
Carlos Latuff, citado como um dos dez maiores antissemitas do mundo pelo Centro Simon Wiesenthal, havia escrito na rede social X: “Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”. O compartilhamento por parte de Doyle de várias mensagens com um viés anti-israelense também agravou a situação. Apesar de ter alegado que defendia a coexistência pacífica entre israelenses e palestinos e apoiava a postura “neutra” de Lula em relação ao conflito, a repercussão da polêmica nas redes sociais levou o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, a expressar seu descontentamento, resultando na demissão de Doyle do cargo de presidente da EBC.