A Esplanada vai abrigar os desfiles do 7 de Setembro, em cerimônia marcada para começar às 9h

Na próxima quarta-feira, dia 6, véspera do feriado da Independência do Brasil, o expediente nas unidades administrativas dos órgãos e das entidades da administração pública federal localizadas na Esplanada nos Ministérios, em Brasília, será suspenso. Esta determinação foi formalizada em uma portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a qual foi divulgada em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) da sexta-feira (1º).

Os desfiles do 7 de Setembro serão realizados na Esplanada, com a cerimônia programada para começar às 9h e com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades. O governo Lula busca a desvinculação da data da conotação atribuída durante o mandato anterior, de Jair Bolsonaro (PL), que costumava utilizar a celebração para a realização de atos políticos. A festa cívica deve contar com cerca de 30 mil participantes, conforme informações da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

A portaria, publicada no Diário Oficial, estabelece, em caráter excepcional, que no dia 6 de setembro de 2023 não haverá expediente nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, localizados na Esplanada dos Ministérios e no Palácio do Planalto, incluindo seus respectivos anexos, em Brasília, Distrito Federal. Esta decisão abrange todos os agentes públicos, incluindo estagiários, que normalmente realizam suas atividades presencialmente na Esplanada dos Ministérios.

A critério da chefia imediata, os agentes públicos que atuam presencialmente poderão desempenhar suas funções em unidades do órgão ou entidade localizadas fora da Esplanada dos Ministérios. Caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades, nas respectivas áreas de competência, garantir a preservação integral e o funcionamento dos serviços considerados essenciais ou estratégicos.