O senador Sergio Moro criticou neste domingo (27) a indicação de ministros de Lula para o Conselho de Administração da Tupy, empresa que atua no ramo de metalurgia
Neste domingo (27), a crítica à indicação de ministros de Lula para o Conselho de Administração da Tupy, uma empresa atuante no setor de metalurgia, foi feita pelo senador Sergio Moro. Como foi divulgado, os ministros Carlos Lupi, da Previdência, e Anielle Franco, da Igualdade Racial, receberam indicações governamentais e foram eleitos como conselheiros da referida empresa. Os vencimentos suplementares atribuídos aos ministros têm uma faixa de variação entre R$ 465 mil e R$ 1 milhão anualmente.
A ação de lotear o Conselho de Administração de empresas privadas, como a Tupy, após politizar a distribuição de cargos em empresas estatais, é alvo de críticas por parte do Governo Lula. A familiaridade dos dois ministros com a indústria de metalurgia é presumida. O senador Moro expressou suas preocupações a respeito dessa situação, descrevendo-a como um exemplo da prática do “partido da boquinha”, em um post no ex-Twitter.