Promover a divulgação científica, instigando o interesse por diversos assuntos relacionados à química. Esses foram os objetivos da 16ª Semana de Química realizada pelo Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ.
Durante dois dias, professores e estudantes da Educação Técnica promoveram palestras, oficinas e apresentações de trabalhos, aprofundando e desenvolvendo conhecimentos teóricos e práticos sobre vários campos da química.
No primeiro dia, a oficina “Espelho de Prata” mostrou como pode ser obtido o metal através de reações químicas, misturando nitrato de prata com cobre metálico. O resultado foi um tubo de ensaio com o produto, servindo de lembrança aos estudantes concluintes. Também houve uma palestra com o fiscal da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Macaé, Denilson Joaquim Neto, que conversou sobre os cuidados com a água, apresentando e discutindo precauções que devemos ter com o recurso para o consumo próprio, a fim de prevenir o surgimento de doenças na população.
Já no segundo dia houve a apresentação de oito trabalhos de conclusão de curso. Entre os destaques está o trabalho da estudante Ana Alice de Brito Mainieri, que apresentou um estudo que testa a eficácia do extrato de abaneiro-da-praia (Clusia hilariana), espécie presente na flora do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A folha e o caule agem como antibiótico auxiliando na eliminação da bactéria Staphylococcus aureus, comuns em infecções hospitalares. Já o trabalho da estudante Luisa Ribeiro dos Santos Nogueira avalia a eficiência do extrato de plantas como cravo da índia, orégano e pimenta dedo de moça, servindo na eliminação de larvas do mosquito Aedes Aegypti. A banca avaliadora foi composta pelos professores do Colégio Castelo, Andrea de Oliveira Sá, Juliana Lobo, Jhonnatan Chagas e Maycon Granados.
“A Semana de Química desempenha um papel fundamental na formação dos alunos do curso técnico. Ao participarem de oficinas, palestras e apresentações de trabalhos, os estudantes têm a oportunidade de se envolverem ativamente em atividades relacionadas à sua área de estudo, além da interação com profissionais e especialistas da área, proporcionando uma visão mais ampla das aplicações da química na sociedade, despertando o interesse para possíveis campos de atuação futura”, explica o professor responsável pelo evento, Maycon Granados, que ressalta ainda a capacitação e preparação dos estudantes para os desafios do mercado de trabalho.
Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana