Deputado Evair de Melo pede convocação do ministro Flávio Dino para explicar críticas às urnas eletrônicas
O deputado Evair de Melo (PP-ES) apresentou um requerimento à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados solicitando a convocação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para esclarecer suas críticas passadas às urnas eletrônicas. Na última semana, diversos tuítes antigos de Dino foram republicados nas redes sociais, nos quais ele questionava a segurança das urnas e citava estudiosos que apontavam sua falibilidade.
Evair de Melo deseja que Dino explique os “ataques à democracia” que fez no passado. Na época em que as críticas foram feitas, o então futuro governador do Maranhão não foi acusado de antidemocrático e não enfrentou qualquer inquérito por suas declarações. No entanto, a partir de 2021, questionar a confiabilidade das urnas ou do processo eleitoral tornou-se uma infração grave, resultando em penalidades, como a suspensão dos direitos políticos.
Após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de suspender os direitos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro por declarações semelhantes, Flávio Dino classificou a reunião de Bolsonaro com embaixadores como uma “perpetração de ataques abusivos ao Sistema de Justiça e à ordem jurídica”. Ele prometeu entrar com uma ação para cobrar multas do ex-presidente. O requerimento de convocação de Dino foi protocolado no dia 5 de julho pelo deputado Evair de Melo.
Com informações de Terra Brasil Notícias.
Por portal Novo Norte